Mawali–Taqsim:
Improvisação como espaço e tecnologia da humanidade
11–13 fev 2025
ter, 19–22h
qua, 10–19h45
qui, 10–21h15
Maru Maru Hotel e Golden Tulip Stonetown Boutique
Zanzibar
Aisha Bakary (Hijab DJ), Bernard Ntahondi, Bi Mariam Hamdan, DCMA Young Stars, Khamis Muhamed, Mohamed Ameir Muombwa, Mohamed Ilyas, Rukia Ramadhani, Siti Muharam, Thabit Omar Kiringe, Thania Petersen, Tryphon Evarist e Uwaridi Female Band
Apresentação por Mohamed Ameir Muombwa
A 36ª Bienal de São Paulo segue sua jornada global com a terceira Invocação, intitulada Mawali–Taqsim: Improvisação como espaço e tecnologia da humanidade, que acontecerá em Zanzibar de 11 a 13 de fevereiro de 2025. A Invocação será sediada pelos hotéis Maru Maru e Golden Tulip Stonetown Boutique, em parceria com a Dhow Countries Music Academy (DCMA).
A Invocação em Zanzibar destaca as dimensões filosóficas e artísticas do taarab, um gênero musical que simboliza a hibridez cultural da ilha e ressoa como um meio profundo de expressão, sentimento e resiliência. A improvisação, elemento fundamental da música taarab, oferece uma metáfora poderosa para a adaptabilidade e a interconexão humanas.
Ecos das complexidades da história de Zanzibar – um ponto de encontro de influências africanas, árabes, asiáticas e europeias – estão presentes na terceira Invocação, que propõe reflexões sobre as nuances e os sotaques da humanidade em uma ilha que é um ponto de interseção de múltiplas culturas, filosofias e ciências. Nas palavras de Djibril Diop Mambéty, a arte é “a gramática de nossas avós”, e o taarab incorpora essa essência por meio de sua mistura eclética de instrumentos musicais, letras poéticas e técnicas de improvisação. O rico tecido cultural de Zanzibar, refletido em sua língua, o suaíli, e em sua emblemática música taarab, será o palco dessa Invocação.
Curador geral Bonaventure Soh Bejeng Ndikung
Cocuradores Alya Sebti, Anna Roberta Goetz, Thiago de Paula Souza
Cocuradora at large Keyna Eleison
Consultora de comunicação e estratégia Henriette Gallus
Assistentes de curadoria André Pitol, Leonardo Matsuhei
Coorganizador Bernard Ntahondi
Diretora – DCMA Halda Alkanaan
Produtora local Thureiya Saleh
Realização Fundação Bienal de São Paulo