Bukimi no Tani
(不気味の谷):
O vale da estranheza –
A afetividade do humanoide
12–14 abril 2025
sáb, 16h–20h
dom, 11h–20h
seg, 16h–20h
The 5th Floor,
Sogetsu Kaikan e
21 KOMCEE West Lecture Hall, The University of Tokyo, Campus Komaba
(organizado em parceria com ACUT)
Tóquio
Asako Iwama, Bidou Yamaguchi, Cecilia Vicuña, Danny Jin, Gōzō Yoshimasu, Hiroko Kamide, Hiroshi Egaitsu, Marylya, Multiple Spirits, Nami Chie, Natsumi Aoyagi, Sakisaka Kujira, Shiori Watanabe, SRCFLP, T-Michael, Takako Arai, Takashi Ikegami, Tavia Nyong’o, You Nakai, Yūki Nagae, Yukie Kamiya, Yuko Hasegawa e Zai Nomura
Sessão de transmissão de rádio por Multiple Spirits (Mai Endo e Mika Maruyama) com MadokaShitone, Marina Lisa Komiya e Shiori Watanabe
Palestra-performance por You Nakai com Moe Tomita
Apresentação de Noh contemporâneo por Shiori Watanabe
Após três edições que percorreram diferentes águas e continentes, dialogando com saberes e práticas locais em Marrakech, Guadaloupe e Zanzibar, a 36ª Bienal de São Paulo conclui em Tóquio seu ciclo de Invocações – encontros que antecedem a exposição e promovem diálogos interdisciplinares sobre arte, cultura e sociedade em diferentes contextos geográficos e históricos. Intitulada Bukimi no Tani (不気味の谷): O vale da estranheza – A afetividade do humanoide, a programação acontece entre os dias 12 e 14 de abril de 2025 e explora a complexa relação entre humanos e máquinas, por meio de práticas sonoras, performáticas e visuais. A programação é coorganizada pela equipe conceitual da 36ª Bienal, Kanako Sugiyama e Andrew Maerkle, com consultoria de Jordan A.Y. Smith para o programa de poesias. As atividades acontecerão em três locais distintos: The 5th Floor; Sogetsu Kaikan; e 21 KOMCEE West Lecture Hall, Universidade de Tóquio, Campus Komaba (em parceria com a ACUT).
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Inspirada no conceito do “vale da estranheza” proposto pelo roboticista japonês Masahiro Mori em 1970, a Invocação em Tóquio reflete sobre as ambiguidades do humano diante da tecnologia e as questões que emergem na intersecção entre arte, inteligência artificial e corporeidade. O evento abordará temas como o impacto das inteligências artificiais na criação artística, a performatividade das máquinas e a dimensão afetiva das relações entre humanos e dispositivos automatizados. Além disso, será discutida a evolução da robótica e sua relação com a cultura e a história japonesas, desde o Noh tradicional até os avançados robôs humanoides equipados com sistemas aprendizado autônomos, juntamente com o conceito de Zen.
Sob a liderança curatorial do Prof. Dr. Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, acompanhado pelos cocuradores Alya Sebti, Anna Roberta Goetz e Thiago de Paula Souza, pela cocuradora at large Keyna Eleison, e pela consultora de comunicação e estratégia Henriette Gallus, o projeto faz parte da 36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática.
Curador geral Bonaventure Soh Bejeng Ndikung
Cocuradores Alya Sebti, Anna Roberta Goetz, Thiago de Paula Souza
Cocuradora at large Keyna Eleison
Consultora de comunicação e estratégia Henriette Gallus
Assistentes de curadoria André Pitol, Leonardo Matsuhei
Coorganizadores Andrew Maerkle, Kanako Sugiyama
Consultor do programa de poesia Jordan A. Y. Smith
Produtor local Tomoya Iwata
Assessoria de imprensa local Yoshiko Kurata
Realização Fundação Bienal de São Paulo