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marrakech
# 1 —Marrakech # 2 —Guadalupe # 3 —Zanzibar # 4 —Tóquio
#1

Souffles:

Sobre escuta profunda e recepção ativa

14–15 nov 2024

qui, 11–21h
sex, 10–19h30

LE 18 e Fondation Dar Bellarj

Marrakech, Marrocos

Com

Maalem Abdellah El Gourd, Fatima-Zahra Lakrissa, Ghassan El Hakim, Kenza Sefrioui, Laila Hida, Leila Bencharnia, Maha Elmadi, Mourad Belouadi, Simnikiwe Buhlungu e Taoufiq Izeddiou

A foto mostra um panfleto sobre a Invocação.
Material gráfico da Invocação © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
A foto mostra pessoas reunidas ouvindo a um homem falando.
Introdução por Bonaventure Soh Bejeng Ndikung em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
A foto mostra um público atento.
Introdução e leitura de poesia em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
A foto mostra duas pessoas falando e um público assistindo.
Leitura performática sobre ficção e representação da origem por Laila Hida com Mourad Belouadi em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
A foto mostra uma mulher falando num microfone lendo um texto e um homem com um instrumento tradicional marroquino junto a um sintetizador.
Leitura performática sobre ficção e representação da origem por Laila Hida com Mourad Belouadi em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Lecture by Ghassan El Hakim em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Lecture by Ghassan El Hakim em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Palestra por Ghassan El Hakim com Maalem Abdellah El Gourd em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Palestra por Ghassan El Hakim com Maalem Abdellah El Gourd em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Palestra-performance por Simnikiwe Buhlungu em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Palestra-performance por Simnikiwe Buhlungu em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Introdução e exibição do filme La terre en transe de Taoufiq Izzediou em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Introdução e exibição do filme La terre en transe de Taoufiq Izzediou em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Performance por Ghassan El Hakim com mestre Gnawa Maalem Abdellah El Gourd acompanhados pelo multi-instrumentista Mourad Belouadi em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Leitura coletiva de poesia de Abdellatif Laâbi em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Leitura coletiva de poesia de Abdellatif Laâbi em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Palestra-performance por Kenza Sefrioui em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Palestra-performance por Kenza Sefrioui em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Palestra por Fatima-Zahra Lakrissa em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Palestra por Fatima-Zahra Lakrissa em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Sessão de escuta por Leila Bencharnia em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
Sessão de escuta por Leila Bencharnia em LE 18 © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
A foto mostra mulheres reunidas em roda usando hijabs e roupas brancas e verdes.
Fala inaugural por Maha Elmadi na Fondation Dar Bellarj © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
A foto mostra uma mulher de pé falando num microfone.
Fala inaugural por Maha Elmadi na Fondation Dar Bellarj © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
A foto mostra duas mulheres em pé diante de uma multidão aplaudindo.
Fala inaugural por Maha Elmadi e Laila Hida na Fondation Dar Bellarj © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
A foto mostra uma mulher de pé com outras em volta com instrumentos.
Performance final com Lalla Khala e as Gifted Mothers of Dar Bellarj na Fondation Dar Bellarj © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
A foto mostra mulheres tocando instrumentos de percussão.
Performance final com Lalla Khala e as Gifted Mothers of Dar Bellarj na Fondation Dar Bellarj © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
A foto mostra mulheres em roda usando hijabs e roupas verdes e brancas tocando instrumentos e cantando.
Performance final com Lalla Khala e as Gifted Mothers of Dar Bellarj na Fondation Dar Bellarj © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
A foto mostra mulheres usando hijabs e roupas verdes e brancas tocando instrumentos e cantando.
Performance final com Lalla Khala e as Gifted Mothers of Dar Bellarj na Fondation Dar Bellarj © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
A foto mostra uma mulher ao centro falando, mulheres usando hijabs e roupas verdes e brancas e um público assistindo.
Performance final com Lalla Khala e as Gifted Mothers of Dar Bellarj na Fondation Dar Bellarj © Youssef Boumbarek / Fundação Bienal de São Paulo
14 nov 2024
quinta-feira
LE 18
LE 18
11–12h
Introdução por Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, leitura de poesia por Alya Sebti, seguida por sessão coletiva de escuta de poesia e de Maalem guembri
12–13h
Quem é Ahmed Ben Draoui? Leitura performática sobre ficção e representação da origem por Laila Hida com Mourad Belouadi
15–16h30
Palestra por Ghassan El Hakim sobre sua pesquisa contextualizando a prática do mestre Gnawa Maalem Abdellah El Gourd
17–18h
Palestra-performance por Simnikiwe Buhlungu sobre síntese, entonação e looping
18h30–19h
Introdução e exibição do filme La terre en transe de Taoufiq Izzediou
19h30–21h
Gnawa novamente! Performance por Ghassan El Hakim com mestre Gnawa Maalem Abdellah El Gourd acompanhados pelo multi-instrumentista Mourad Belouadi
15 nov 2024
sexta-feira
LE 18
LE 18
10–11h
Leitura coletiva de poesia de Abdellatif Laâbi com Kenza Sefrioui
11–12h
Palestra-performance por Kenza Sefrioui sobre o legado de Souffles
12–13h
Palestra por Fatima-Zahra Lakrissa sobre a revista Maghreb Art
15–16h30
Sessão de escuta por Leila Bencharnia
Fondation Dar Bellarj
Fondation Dar Bellarj
17h30–18h30
Fala inaugural por Maha Elmadi e exibição de vídeo de Laila Hida
18h30–19h30
Hadra, performance final com Lalla Khala e as Gifted Mothers of Dar Bellarj

Intitulada Souffles: Sobre escuta profunda e recepção ativa, a primeira Invocação da 36ª Bienal traz como temas a circularidade e a precariedade da respiração, a música Gnawa como modo de ser, as culturas sufis e a escuta como prática de coexistência, assim como a criação de lugares e espaços.

A Invocação é concebida pela equipe conceitual da 36ª Bienal de São Paulo em colaboração com LE 18 e Fondation Dar Bellarj, como parte de suas práticas curatoriais ao explorar som e música como canais de conhecimento.

Marrakech é uma encruzilhada de culturas, crenças e línguas, com grande parte de seu vasto conhecimento sendo transmitido através do som e do gesto. A primeira Invocação explora como essas tradições sônicas (orais e auditivas) são performadas, preservadas e passadas adiante. As práticas ancestrais de escuta profunda – dos rituais performativos da irmandade Gnawa à tradição oral de Halqa na forma de teatros norte-africanos – servem como ponto de partida desta edição.

O título é emprestado de “Souffles”, um poema de Birago Diop sobre o potencial de escutar uma abundância de seres – animados e inanimados –, mas também uma revista pioneira que ousou imaginar a liberação e imaginários políticos emancipatórios por meio da poesia e da experimentação com a linguagem. Fundada no Marrocos em 1966 e inspirada por pensadores como Frantz Fanon, Mário de Andrade e René Depestre, ela foi a primeira do gênero a documentar as tradições orais supracitadas até sua última edição em 1971.

Para Souffles: Sobre escuta profunda e recepção ativa, um grupo de agentes culturais de diferentes disciplinas, como escritores, músicos, artistas, poetas, assim como cientistas, foi convidado para contribuir com seus conhecimentos ao programa discursivo e performativo. Ademais, será investigado como essas tradições foram acessadas e preservadas em meios distintos ao longo dos anos, incluindo em publicações.

A programação está dividida em dois dias, 14 e 15 de novembro: o primeiro focado na prática espiritual da escuta, ao ritmo e à sua ressonância no corpo, e o segundo na respiração para reivindicar espaços e existências e no legado da revista Souffles [em português, sopro, fôlego, ou ainda respiração].

Saiba mais sobre os participantes.

Curador geral Bonaventure Soh Bejeng Ndikung

Cocuradores Alya Sebti, Anna Roberta Goetz, Thiago de Paula Souza

Cocuradora at large Keyna Eleison

Consultora de comunicação e estratégia Henriette Gallus
Assistentes de curadoria André Pitol, Leonardo Matsuhei

Produtor local Youssef Sebti
Assessoria de imprensa local Zora El Hajji
Realização Fundação Bienal de São Paulo

Marrakech
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Zanzibar
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O título da 36ª Bienal de São Paulo, "Nem todo viandante anda estradas", é formado por versos da escritora Conceição Evaristo
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