Bigidi mè
pa tonbé!
Balança
mas não cai!
5–7 dez 2024
qui, 18h – 20h
sex, 10h – 17h
sáb, 10h30 – 21h
Lafabri’k
Les Abymes, Grande-Terre, Guadalupe
Anaïs Verspan, Dory Sélèsprika, Fritz Naffer, Geordy Zodidat Alexis, Groupe Foubap, Lazaro Benitez, Dr. Léna Blou, Prof. Michelle Mycoo, Minia Biabiany, Olivier Marboeuf, Raymonde Torin, Santiago Quintana, Tiéno Muntu (Dr. Etienne Jean-Baptiste) e Yane Mareine
Dando continuidade às Invocações, série de encontros que percorrem quatro cidades do mundo e que antecipam a 36ª Bienal de São Paulo, no Pavilhão da Bienal, o evento chega a Guadalupe, território localizado na América Central. A edição, intitulada Bigidi mè pa tonbé! [Balança mas não cai!], será realizada entre os dias 5 e 7 de dezembro em Lafabri’k, um espaço dirigido pela coreógrafa, antropóloga e educadora Dra. Léna Blou, e terá a dança como fio condutor.
O conceito central desta Invocação parte do bigidi, prática fundamentada na dança guadalupense Gwoka. A dança, baseada na improvisação, alterna momentos de ruptura e continuidade em um constante esforço para manter o equilíbrio. Léna Blou, uma das principais referências dessa tradição, identifica no bigidi a essência da dança caribenha, que, segundo ela, “sabe estabilizar a instabilidade e transformar a desarmonia em harmonia”. Blou é a idealizadora de Bigidi’art, um conceito que conecta a dança a uma filosofia de vida que abraça a impermanência e a adaptação como formas de sobrevivência e resistência cultural.
A Invocação oferece uma extensa programação que reúne doze participantes de diversas áreas, incluindo dança, música, poesia, artes visuais e ciências, para compartilhar abordagens interdisciplinares em performances, palestras e oficinas.
Curador geral Bonaventure Soh Bejeng Ndikung
Cocuradores Alya Sebti, Anna Roberta Goetz, Thiago de Paula Souza
Cocuradora at large Keyna Eleison
Consultora de comunicação e estratégia Henriette Gallus
Assistentes de curadoria André Pitol, Leonardo Matsuhei
Diretora – Lafabri’k Léna Blou
Produtora local Hellen Rugard
Realização Fundação Bienal de São Paulo