entrada gratuita
6 set 2025–11 jan 2026
Newsletter
Newsletter

Performance – Nada permanecerá além do espinho alojado na garganta deste mundo – Noor Abed e Haig Aivazian

06.09 – 06.09.25
sáb, 15h – 16h

No dia 6 de setembro, dia de abertura da 36ª Bienal, será realizada a performance Nothing Will Remain Other than the Thorn Lodged in the Throat of this World [Nada permanecerá além do espinho alojado na garganta deste mundo], por Noor Abed e Haig Aivazian. O evento acontece das 15h às 16h no Auditório do terceiro pavimento.

Noor Abed e Haig Aivazian encenam uma partitura composta de som, texto e movimento. Através de uma série de sons guturais, suspiros, tosses, murmúrios, assobios, a dupla organiza os temas centrais do texto por meio de diferentes partes de seus narizes, bocas, laringes, traqueias e pulmões, cada órgão corporificando e introduzindo uma série de registros afetivos e textuais.

Em uma correspondência contínua, a dupla segue trocando reflexões, anedotas cotidianas, leituras, poemas, gravações de canções e recitações. A performance funciona como um trabalho ativo de selecionar, lembrar, reencenar, reestruturar, reavaliar e recompor elementos dessa correspondência, como forma de lidar com um momento histórico intensificado, marcado pelo auge no zumbido constante da violência genocida que estruturou as trajetórias respectivas dos artistas.

Periodicamente incitando os espectadores a se juntarem à experiência sonora, a dupla busca criar um espaço de sincronia e ação, no qual o público se torna uma câmara de ressonância atravessada pela vibração e transformada em um coro heterogêneo.

A performance foi inicialmente comissionada por Mophradat para o festival Read the Room, Kaaitheatre, Bruxelas, 2024.

Noor Abed (1988, Jerusalém. Vive entre Jerusalém e Amsterdã) é artista interdisciplinar e cineasta cuja prática transita entre performance e cinema, explorando como coreografias sociais e formas de organização coletiva se manifestam na arte. Mesclando elementos do documentário e da encenação, suas obras investigam os limites entre realidade e representação.

Haig Aivazian (1980, Beirute) é um artista visual radicado em Beirute. Seu trabalho atravessa imagem em movimento, escultura/instalação, desenho e performance, explorando como o poder integra, afeta e desloca pessoas, objetos, animais, paisagem e arquitetura. Entre 2020 e 2022, foi diretor artístico do Beirut Art Center, onde fundou e dirigiu a publicação digital thederivative.org.

Serviço
Performance – Nothing Will Remain Other than the Thorn Lodged in the Throat of this World [Nada permanecerá além do espinho alojado na garganta deste mundo] – Noor Abed e Haig Aivazian
36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática
6 de setembro, 2025
sábado, 15h
Auditório
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita

Conteúdos relacionados
Artistas