Oficina para crianças com Sallisa Rosa – Esculturas inventadas
No dia 18 de outubro acontecerá a oficina para crianças Esculturas inventadas, com Sallisa Rosa. O evento acontecerá das 10h30 às 12h no espaço de educação – mediação localizado no térreo. A oficina faz parte de Conjugações – Educação, programação pública da 36ª Bienal. As Conjugações – Educação oferecem atividades que, inspiradas no brincar, dançar, cantar, jogar e contar histórias, convidam o público a uma imersão ativa e lúdica na exposição, aprofundando práticas de humanidade e valorizando diversas formas de ser e conviver.
A palavra “Ibirapuera”, de origem tupi-guarani, significa “árvore apodrecida”, uma alusão às características alagadiças da região antes da inauguração do parque em 1954. Esta oficina, conduzida pela artista Sallisa Rosa, investiga o potencial criativo da reutilização de galhos provenientes das podas no Parque Ibirapuera. Tais galhos, que carregam consigo a história da interconexão entre as plantas e o solo, serão transformadas em “esculturas inventadas”, estabelecendo um diálogo com a obra Muitos nomes (2025), que faz parte da 36ª Bienal de São Paulo.
Sallisa Rosa (Goiânia, 1986. Vive no Rio de Janeiro) trabalha com fotografia, vídeo, performance e instalação. Suas investigações artísticas abordam a relação entre seres humanos e a terra, utilizando o barro como material central para estabelecer uma conexão com o solo e o território. Participou de exposições coletivas no SNAP (Xangai, China), Visual Arts Center (Austin, EUA), Théâtre de l’Usine (Genebra, Suíça), MASP e Paço das Artes (São Paulo), Museu de Arte do Rio e Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro), além da Bienal do Barro (Caruaru, Brasil). Foi indicada ao Prêmio PIPA e tem obras na coleção do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Participa do ciclo 2023–2025 da residência artística na Rijksakademie, em Amsterdã.
Serviço
Oficina para crianças com Sallisa Rosa – Esculturas inventadas
36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática
19 outubro 2025
dom, 10h30
Espaço de mediação – térreo
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
entrada gratuita