Oficina para crianças com Ana Raylander Mártis dos Anjos – Todas as tardes a esta casa venho
No dia 18 de outubro acontecerá a oficina para crianças Todas as tardes a esta casa venho, com Ana Raylander Mártis dos Anjos. O evento acontecerá das 10h30 às 12h no espaço de educação – mediação localizado no térreo. A oficina faz parte de Conjugações – Educação, programação pública da 36ª Bienal. As Conjugações – Educação oferecem atividades que, inspiradas no brincar, dançar, cantar, jogar e contar histórias, convidam o público a uma imersão ativa e lúdica na exposição, aprofundando práticas de humanidade e valorizando diversas formas de ser e conviver.
O verso que dá título à oficina foi extraído de Eu (1912), livro publicado pelo escritor e professor Augusto dos Anjos. Pensada para crianças de 5 e 6 anos, a proposta investiga as noções de casa e de corpo através do desenho. Ao olhar para as miudezas da casa e as percepções individuais de cada criança, a artista busca estimular os vínculos que nos conectam ao lugar que habitamos. As noções de retorno e fronteira também dão direcionamento à proposta, sendo trabalhadas neste contexto de uma forma lúdica e descontraída.
Ana Raylander Mártis dos Anjos (1995) desenvolve projetos a longo prazo com foco em pesquisa. Ela procura estabelecer um diálogo entre a história coletiva e sua biografia, recorrendo com frequência aos saberes da educação e escrita. Suas obras se apresentam como texto, documento, instalação, vídeo, performance, escultura, fotografia e objetos. Tem particular interesse na sua origem afro-brasileira, no projeto moderno-colonial e na crítica institucional. Realizou projetos de grande escala e comissionamentos para a 36ª Bienal de São Paulo (2025), Sculpture Center (2025), Museu Mineiro (2024), Galeria Martins & Montero (2024), Galeria Cavalo (2024), Paço das Artes (2023), Pivô – Arte e Pesquisa (2020) e Centro Cultural São Paulo (2018). Tem textos publicados pelo MASP, Editora Fósforo, Jornal Nossa Vaz, Centro Cultural São Paulo, Projeto Afro, MAM Rio e Museu Paranaense. Recebeu o Prêmio de Novos Artistas do Memorial Minas Gerais Vale (2024) e o Prêmio EDP de Residência do Instituto Tomie Ohtake (2018). Recentemente seus trabalhos foram incorporados ao acervo do MASP.
Serviço
Oficina para crianças com Ana Raylander Mártis dos Anjos – Todas as tardes a esta casa venho
36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática
18 outubro 2025
sáb, 10h30
Espaço de mediação – térreo
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
entrada gratuita