entrada gratuita
6 set 2025–11 jan 2026
Newsletter
Newsletter

Conjugações – Radio Play: esta respiração é um mundo de vida com Raziyah Heath, Qiaochu Guo, Sophia Mitiku e Gery Mendes – Metro54

07.09 – 07.09.25
dom, 12h30 – 14h30

No dia 7 de setembro, como parte das Conjugações, o programa público da 36ª Bienal de São Paulo, que visa reunir instituições de todo o mundo para conjuntar, explorar e celebrar coletivamente a humanidade, acontecerá a participação da Metro54. O evento conta com a participação de Raziyah Heath, Qiaochu Guo, Sophia Mitiku e Gery Mendes, e acontece das 12h30 às 14h30 na Praça das Bandeiras, área externa do Pavilhão.

Radio Play: esta respiração é um mundo de vida é um encontro público que reúne poesia, performances, música e conversas para refletir sobre as desigualdades do ato de respirar em sociedades marcadas por racismo, violência e crises políticas e ecológicas. A partir de histórias, sons e práticas artísticas, o projeto busca explorar a política da respiração e da imaginação, ressaltando como populações marginalizadas lutam para afirmar sua vitalidade e criar espaços de memória, sonho e resistência.

Raziyah Heath é pessoa curadora independente (entre outros, na Metro54), programadora, pessoa curiosa, crítica, organizadora, estraga-prazeres, amante, DJ e artista. Atualmente, dedica-se principalmente a explorar os domínios e dimensões sonoras e discoteca sob o nome Chinnamasta, como meio de pesquisa e descobertas.

Qiaochu Guo (Jingmen, vive e trabalha em Amsterdã) tem interesse em como a estrutura social estabelecida influencia as experiências do corpo: alienação, abandono, exaustão e doença, o que leva seus trabalhos a explorarem o potencial autônomo e transformador do corpo por meio de estratégias de hackear, derrotar, interromper e restaurar. Seu trabalho não se limita a uma mídia específica e busca ser transmitido de forma pegajosa, densa, turva e permeante. É integrante da equipe da Metro54.

Sophia Mitiku (1995, Califórnia) é uma cantora, compositora e artista sonora coreano-etíope radicada em Helsinque. Seu trabalho explora uma ampla gama de experimentações pós-gênero, resultando em produções contemporâneas de RnB, pop, trip hop e música eletrônica. Através da experimentação com a voz, a performance e a instalação, Mitiku cria mundos sonoros imersivos por meio de suportes digitais e físicos.

Gery Medes é contador de histórias e multi-instrumentista com raízes no hip hop. Ele utiliza a música que traz em seu DNA: música cabo-verdiana como morna, funaná, batuku, a vibrante música festiva da África Ocidental e o hip hop. Com o coletivo Orkater Sir Duke, criou os espetáculos The Blackout van ’77, Hatta & De Kom e Guilty until Proven, além de ter sido responsável pela música de Woiski vs. Woiski e De Gliphoeve, nas quais também atuou como intérprete e músico.

Metro54 é um espaço em Amsterdã dedicado a práticas sonoras, culturais e artísticas globais, encontros, (des)aprendizagem, histórias, trabalho comunitário de base, política espacial e justiça transformadora. Em conjunto com artistas, pensadores, ativistas, vizinhos, escritores e empreendedores, Metro54 organiza programas pluriversais, projetos de exposições, colaborações, sessões de audição, eventos de fim de semana, projetos de pesquisa, conversas e aquisições.

Serviço
Conjugações – Radio Play: esta respiração é um mundo de vida com Raziyah Heath, Qiaochu Guo, Sophia Mitiku e Gery Mendes – Metro54
36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática
7 de setembro, 2025
domingo, 12h30
Praça das Bandeiras
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita