entrada gratuita
6 set 2025–11 jan 2026
Newsletter
Newsletter

Conjugações – À medida dos nossos pés – SAVVY Contemporary

07.09 – 07.09.25
dom, 16h – 18h

No dia 6 de setembro, como parte de Conjugações, o programa público da 36ª Bienal de São Paulo, que busca reunir instituições de todo o mundo para explorar e celebrar coletivamente a humanidade, a SAVVY Contemporary participará com a oferta À medida dos nossos pés.

Como parte da edição deste ano da Bienal de São Paulo, a SAVVY Contemporary tem a honra de apresentar uma proposta enraizada na agência sonora, na hospitalidade radical, na corpografia e em formas de escuta coletiva. Para o programa de domingo de Conjugações, convidamos você para uma conversa, um exercício de reflexão com o fotógrafo e curador, além de amigo e colaborador de longa data da SAVVY, Akinbode Akinbiyi.

Exibindo fragmentos de sua prática fotográfica de toda a vida, convidamos o público a um ato de contação de histórias, no qual Akinbode Akinbiyi captura e narra visualmente o cotidiano de megacidades como Lagos, Joanesburgo, Berlim e São Paulo, por meio da lente de sua câmera analógica. Em tons de preto e branco, esses momentos capturados refletem a quietude, o caos e a essência das cidades que Akinbiyi encontra e pelas quais deambula continuamente.

Ao longo da sessão, colocamos uma ênfase particular na cidade de São Paulo – uma das quais o artista nutre afeto – enquanto discutimos a série de novas imagens que ele produziu no início deste ano, durante uma estadia de seis semanas na cidade, mapeando suas artérias pela lente de sua câmera e à medida de seus pés.

 

Akinbode Akinbiyi (Oxford, 1946. Vive em Berlim) é um fotógrafo e artista itinerante que percorre espaços urbanos com atenção ao cotidiano e suas camadas mais sutis. Inspirado pela inversão do título da autobiografia I Wonder as I Wander, de Langston Hughes — poeta, romancista, dramaturgo e ativista social —, adota a ideia de “vagar para se maravilhar” como princípio de sua prática. Seus percursos tornam-se formas de escuta e contemplação, buscando compreender o mundo por meio da imagem. Suas fotografias evocam lamentos visuais e ressonâncias intuitivas de um tempo por vir. Participou da FotoFest Biennial (Houston, 2020), da documenta 14 (Kassel, 2017) e da exposição Creative Africa (Philadelphia Museum of Art, 2016), entre outras.

SAVVY Contemporaryo laboratório de ideias formais é uma organização artística, plataforma discursiva, local para boas conversas, comidas e bebidas – um espaço para convívio e plurilogismo cultural. Como organismo público e independente em constante evolução, é animado por cerca de 25 membros e uma rede de colaboradores, co-criando a comunidade e as comunidades com as quais respira. A SAVVY Contemporary situa-se no limiar entre o Ocidente e o não Ocidente para compreender suas conceituações, sistemas éticos, conquistas e ruínas. Ela desenvolve ferramentas, propõe perspectivas e nutre práticas para imaginar um mundo habitado em conjunto.

 

Conjugações – À medida dos nossos pés – SAVVY Contemporary
36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática
7 de setembro, 2025
domingo, 16h
Auditório
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita

Conteúdos relacionados