Afluente – Performance – Batucada – Marcelo Evelin
Nos dias 5 e 6 de setembro, véspera e abertura da 36ª Bienal, acontece Batucada, uma performance de Marcelo Evelin. Este será o primeiro evento da programação de Afluentes, programas desenvolvidos por parceiros como parte da programação pública da 36ª Bienal fora do Pavilhão Ciccillo Matarazzo. A performance acontece na Casa do Povo, das 20h às 21h, com distribuição de ingressos uma hora antes.
Batucada é uma performance que Marcelo Evelin desenvolveu na Casa do Povo em 2014 a convite de Cris Duarte, coreógrafo residente na Casa do Povo. A performance, porém, nunca foi apresentada em São Paulo. Batucada é uma performance catártica que envolve o público com mais de 40 performers, conectando o teatro e a rua no encontro do carnaval, do protesto e do ruído.
Na sua 36ª edição, a Bienal prolifera para além do pavilhão do Parque Ibirapuera. A equipe conceitual chamou este movimento para fora de Afluentes. Um dos afluentes é a Casa do Povo que foi convidada a ativar o seu histórico teatro – o TAIB – por meio de uma série de performances. O TAIB, fechado há 20 anos, volta a ser aberto pontualmente no contexto da Bienal. Mas sua reforma já está sendo planejada. Curado por Benjamin Seroussi (diretor artístico da Casa do Povo) e Daniel Blanga Gubbay (diretor artístico de Kunstenfestivaldesarts), o programa, intitulado Ensaio Geral, é uma proposta para pensar como será o TAIB uma vez reformado e quais atividades este espaço irá fomentar. É um ensaio em escala real que parte das práticas artísticas contemporâneas para pensar o futuro do teatro e do fazer teatral.
Serviço
Afluente – Performance – Batucada – Marcelo Evelin
36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática
5 e 6 setembro 2025
sex e sáb, 20h–21h
Casa do Povo
Rua Três Rios, 252, Bom Retiro
Próximo à estação Tiradentes do metrô
São Paulo, SP
ingressos distribuídos a partir das 19h
sujeito a lotação: 100 lugares
entrada gratuita