Bienal de São Paulo leva reflexões sobre inteligência artificial e cultura digital a Tóquio na última edição do ciclo de Invocações
Após três edições que percorreram diferentes águas e continentes, dialogando com saberes e práticas locais em Marrakech, Guadaloupe e Zanzibar, a 36ª Bienal de São Paulo conclui em Tóquio seu ciclo de Invocações – encontros que antecedem a exposição e promovem diálogos interdisciplinares sobre arte, cultura e sociedade em diferentes contextos geográficos e históricos. Intitulada Bukimi no Tani (不気味の谷): O vale da estranheza – A afetividade do humanoide, a programação acontece entre os dias 12 e 14 de abril de 2025 e explora a complexa relação entre humanos e máquinas, por meio de práticas sonoras, performáticas e visuais. A programação é coorganizada pela equipe conceitual da 36ª Bienal, Kanako Sugiyama e Andrew Maerkle, com consultoria de Jordan A.Y. Smith para o programa de poesias. As atividades acontecerão em três locais distintos: The 5th Floor; Sogetsu Kaikan; e 21 KOMCEE West Lecture Hall, Universidade de Tóquio, Campus Komaba (em parceria com a ACUT). Para participar, é necessário se inscrever previamente por meio deste formulário.
Com a participação de Asako Iwama, Bidou Yamaguchi, Cecilia Vicuña, Danny Jin, Gōzō Yoshimasu, Hikaru Fujii, Hiroko Kamide, Hiroshi Egaitsu, Marylya, Multiple Spirits, Namichie, Natsumi Aoyagi, Sakisaka Kujira, Shiori Watanabe, SRCFLP, T-Michael, Takako Arai, Takashi Ikegami, Tavia Nyong’o, Theresa Hak Kyung Cha, Tourmaline, You Nakai, Yuki Iiyama, Yūki Nagae, Yukie Kamiya, Yuko Hasegawa e Zai Nomura.
Inspirada no conceito do “vale da estranheza” proposto pelo roboticista japonês Masahiro Mori em 1970, a Invocação em Tóquio reflete sobre as ambiguidades do humano diante da tecnologia e as questões que emergem na intersecção entre arte, inteligência artificial e corporeidade. O evento abordará temas como o impacto das inteligências artificiais na criação artística, a performatividade das máquinas e a dimensão afetiva das relações entre humanos e dispositivos automatizados. Além disso, será discutida a evolução da robótica e sua relação com a cultura e a história japonesas, desde o Noh tradicional até os avançados robôs humanoides equipados com sistemas de aprendizado autônomos, juntamente com o conceito de Zen. Sob a liderança curatorial de Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, acompanhado pelos cocuradores Alya Sebti, Anna Roberta Goetz e Thiago de Paula Souza, pela cocuradora at large Keyna Eleison, e pela consultora de comunicação e estratégia Henriette Gallus, o projeto faz parte da 36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática.
Atravessamentos globais
Desde sua primeira edição em novembro de 2024, em Marrakech, o ciclo de Invocações da 36ª Bienal de São Paulo se consolidou como um espaço de trocas e experimentação, promovendo encontros entre artistas, pesquisadores e comunidades locais. A Invocação inaugural, Souffles: Sobre escuta profunda e recepção ativa, propôs uma reflexão sobre a circularidade e a escuta como prática de coexistência, a partir da música Gnawa e das culturas sufis, em parceria com LE 18 e a Fondation Dar Bellarj.
Em seguida, a Invocação em Guadeloupe, intitulada Bigidi mè pa tonbé! [Balança mas não cai!] e realizada em dezembro do mesmo ano, ancorou-se na dança como eixo central, conectando os movimentos do corpo a narrativas de resistência e ancestralidade, com atividades realizadas no espaço Lafabri’k. Já em Zanzibar, Mawali–Taqsim: Improvisação como espaço e tecnologia da humanidade trouxe, em fevereiro de 2025, a musicalidade e a improvisação como tecnologias culturais, em colaboração com a Dhow Countries Music Academy.
Sobre as Invocações
Em preparação para a 36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática, e para introduzir e afinar-se com a trama conceitual, uma série de programas públicos chamados Invocações têm acontecido em quatro diferentes cidades ao redor do mundo: Marrakech; Les Abymes, Grande-Terre, Guadalupe; Zanzibar; e Tóquio.
Cada edição espelha o conceito da exposição de “humanidade como prática” a partir de um contexto local específico, reconfigurando-o e expandindo-o por meio de eventos ao vivo e uma publicação. O objetivo das Invocações é expandir o vocabulário da humanidade em pontos de interseção entre diferentes longitudes e latitudes.
Se a humanidade fosse um verbo, como ela seria conjugada nessas distintas geografias? O diretor senegalês Djibril Diop Mambéty uma vez descreveu o cinema – e, portanto, a arte – como “la grammaire de ma grande mère” [a gramática da minha avó], em alusão à familiaridade da arte, os aspectos intergeracionais das práticas artísticas, o coloquialismo da arte e a arte/prática artística enquanto gramática. As quatro Invocações exploram como os fazeres artísticos ao redor do globo ajudam a situar, enriquecer e expandir essas gramáticas.
Programação:
12 abril 2025, sáb, The 5th Floor
16h – 20h Exibição de filmes: Hikaru Fujii, Theresa Hak Kyung Cha, Tourmaline e Yuki Iiyama
[Realizado também nos dias 13 e 14 de abril, da 13h às 20h]
16h30 – 17h Fala de abertura por Andrew Maerkle, Kanako Sugiyama, Keyna Eleison, Thiago de Paula Souza e Tomoya Iwata
17h – 17h30 Leitura de poesia por Sakisaka Kujira
17h30 – 19h30 Sessão de transmissão de rádio por Multiple Spirits (Mai Endo e Mika Maruyama) com MadokaShitone, Marina Lisa Komiya e Shiori Watanabe: 触手の約束 ???? Tentacle Cross [Cruzamento de tentáculo ????]
13 abril 2025, dom, Sogetsu Kaikan
11h – 11h30 Fala de abertura por Bonaventure Soh Bejeng Ndikung
11h30 – 12h10 Performance de poesia por Gōzō Yoshimasu e Marylya
12h10 – 12h30 Sessão de escuta de Rain Dreamed by Sound: Homage to Theresa Hak Kyung Cha [Chuva sonhada pelo som: homenagem a Theresa Hak Kyung Cha] de Cecilia Vicuña
12h40 – 13h25 Palestra-performance por You Nakai com Moe Tomita: Of Stone and Sand (parables one and two) [Sobre pedra e areia (parábolas um e dois)]
14h30 –14h45 Intervenção por Multiple Spirits
14h45 – 15h45 Conversa entre Bidou Yamaguchi, Shiori Watanabe e Yukie Kamiya sobre Noh, tecnologias e afetividades
15h50 – 16h05 Leitura experimental de poesias por Yūki Nagae sobre Conceição Evaristo
16h20 – 17h20 Oficina de alimentos por Asako Iwama
16h45 – 17h20 Intervenção por Multiple Spirits
17h25 – 17h55 Palestra por Hiroshi Egaitsu sobre hip hop no Japão
18h – 18h40 Apresentação de rap sobre o vale da estranheza por Namichie, Danny Jin e SRCFLP
19h –20h Apresentação de Noh contemporâneo por Shiori Watanabe: Iruma River
14 abril 2025, seg, 21 KOMCEE West Lecture Hall, The University of Tokyo, Campus Komaba (organizado em parceria com ACUT – Art Center, Universidade de Tóquio)
16h – 16h15 Fala de abertura por Andrew Maerkle e Kenji Kajiya, diretor do Art Center, Universidade de Tóquio
16h15 – 16h30 Leitura de poesia por Takako Arai
16h30 – 17h15 Conversa entre T-Michael e Bonaventure Soh Bejeng Ndikung sobre tecnologias de design, diálogos transgeográficos e inteligência emocional
17h25 – 18h25 Conversa entre Hiroko Kamide, Takashi Ikegami, Yuko Hasegawa e Zai Nomura sobre robótica, mente e arte
18h30 – 18h45 Leitura de poesia por Natsumi Aoyagi
18h45 – 20h Palestra por Tavia Nyong’o e conversa com o público sobre o vale da estranheza e o ciborgue deprimido
Saiba mais sobre os participantes aqui.
Serviço
36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática [Not All Travellers Walk Roads / Of Humanity as Practice]
Curador geral: Bonaventure Soh Bejeng Ndikung / Cocuradores: Alya Sebti, Anna Roberta Goetz, Thiago de Paula Souza / Cocuradora at large: Keyna Eleison / Consultora de comunicação e estratégia: Henriette Gallus
Invocação #4 – Tóquio
Bukimi no Tani (不気味の谷): O vale da estranheza – A afetividade do humanoide
12–14 abril 2025
Coorganizadores: Andrew Maerkle e Kanako Sugiyama
Consultor do programa de poesia: Jordan A. Y. Smith
Produtor local: Tomoya Iwata
entrada gratuita mediante inscrição por formulário
capacidade limitada
The 5th Floor
12 abr, 16h –20h
13 e 14 abr, 13h – 20h: exibição de vídeos
3 Chome-3-9 Ikenohata 5F, Taito-ku, Tokyo, Japan
Sogetsu Kaikan
13 abr, 11h–20h
7 Chome-2-21 Akasaka, Minato City, Tóquio, Japão
21 KOMCEE West Lecture Hall, The University of Tokyo, Komaba Campus
14 abr, 16h–20h
3 Chome-8-1 Komaba, Meguro City, Tóquio, Japão