36ª Bienal de São Paulo
entrada gratuita
6 set 2025–11 jan 2026
Nem todo viandante anda estradas
Da humanidade como prática
36ª Bienal de São Paulo
  • Artistas
  • Notícias
  • Agenda
  • Educação
  • Publicações
  • Audioguia
  • Invocações
  • Afluentes
  • Aparições
  • Sobre a 36ª
  • Planeje sua visita
6 set 2025–11 jan 2026
Nem todo viandante anda estradas
Da humanidade como prática
36ª Bienal de São Paulo
entrada gratuita
Menu
entrada gratuita
6 set 2025–11 jan 2026
  • English
  • Artistas
  • Notícias
  • Agenda
  • Educação
  • Publicações
  • Audioguia
  • Invocações
  • Afluentes
  • Aparições
  • Sobre a 36ª
  • Planeje sua visita
  • A-
  • A+
Newsletter
Newsletter
Newsletter
×
https://36.bienal.org.br
pol-taburet
  • Home
  • English
  • Linguagem Simples
  • A-
  • A+

Pol Taburet

Publicado em 01 set, 25
bienal · #36bienal | audioguia | Pol Taburet

Escrever uma história da caça aos homens é escrever um fragmento de uma longa história de violência por parte dos dominantes. É também escrever a história das tecnologias de predação indispensáveis para o estabelecimento e a reprodução das relações de dominação.

Em “As caças ao homem”, Grégoire Chamayou diz que  a caçada humana não deve ser entendida como uma metáfora. Refere-se a fenômenos históricos concretos em que seres humanos foram rastreados, capturados ou mortos de acordo com as formas da caça; essas eram práticas regulares e, às vezes, em grande escala, cujas formas foram teorizadas pela primeira vez na Grécia antiga, muito antes de sua enorme expansão no período moderno, em conjunto com o desenvolvimento do capitalismo transatlântico.

Essa obra inspirou Pol Taburet a pensar sobre a humanidade sob o prisma da caça. Ao negativar o conceito, Pol adentra outro meio submerso que permeia nossa história.

A obra de Pol é desconcertante. Uma luz uniforme banha o espaço, como num espaço liminar – um lugar que você não sabe exatamente onde é, com um estranho sentimento de desolação e solidão. Esses espaços ficaram muito famosos em círculos da internet nos últimos anos.

Em Someone’s Child [Cria de alguém] (2025), Pol Taburet apresenta uma instalação composta por esculturas em bronze com trompetes acoplados à boca chamadas Lungs [Pulmões], uma escultura em bronze em formato de rosto chamada Guts [Entranhas] e por uma peça central em terra e poliestireno chamada Belly [Barriga]. Reunidas em uma sala concebida como um pântano, com chão de terra e atmosfera imersiva, essas obras compõem um cenário que sugere uma paisagem natural, densa e em constante transformação.

A escultura em terra e poliestireno, posicionada como elemento central, estabelece um diálogo direto com esse ambiente movediço, remetendo ao aspecto orgânico e irregular do terreno ao seu redor. Já as esculturas em bronze, distribuídas no chão do espaço expositivo e também fixadas nas paredes, reforçam a ideia de um conjunto heterogêneo, no qual diferentes formas de existência convivem e partilham o mesmo ambiente. As figuras se apresentam como híbridos em mutação, entre humano, animal e espírito. Os volumes escuros, alguns brilhantes, outros opacos, evocam presenças que oscilam entre uma dimensão fantasmagórica e a materialidade do corpo.

No centro, duas figuras que parecem usar chapéus contam um segredo entre elas. Elas parecem estar sendo observadas pelas demais esculturas.

Mais do que representar mitologias ou narrativas específicas, Taburet constrói uma cena suspensa, na qual matéria e símbolo se entrelaçam. O visitante é convidado a atravessar esse espaço instável, onírico e indeterminado, entre sensações de familiaridade e estranhamento.

voltar ao topo
Home
Artistas
Notícias
Agenda
Invocações
Educação
Sobre a 36ª
Planeje sua visita
Fontes Arizona e Camera Plain por Dinamo
O título da 36ª Bienal de São Paulo, "Nem todo viandante anda estradas", é formado por versos da escritora Conceição Evaristo
Portal
Instagram
Facebook
TikTok
YouTube
voltar ao topo
O título da 36ª Bienal de São Paulo, "Nem todo viandante anda estradas", é formado por versos da escritora Conceição Evaristo
Home
Artistas
Notícias
Agenda
Invocações
Educação
Sobre a 36ª
Planeje sua visita
Portal
Instagram
Facebook
TikTok
YouTube
Fontes Arizona e Camera Plain por Dinamo
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}