36ª Bienal de São Paulo
entrada gratuita
6 set 2025–11 jan 2026
Nem todo viandante anda estradas
Da humanidade como prática
36ª Bienal de São Paulo
  • Artistas
  • Notícias
  • Agenda
  • Educação
  • Publicações
  • Audioguia
  • Invocações
  • Afluentes
  • Aparições
  • Sobre a 36ª
  • Planeje sua visita
6 set 2025–11 jan 2026
Nem todo viandante anda estradas
Da humanidade como prática
36ª Bienal de São Paulo
entrada gratuita
Menu
entrada gratuita
6 set 2025–11 jan 2026
  • English
  • Artistas
  • Notícias
  • Agenda
  • Educação
  • Publicações
  • Audioguia
  • Invocações
  • Afluentes
  • Aparições
  • Sobre a 36ª
  • Planeje sua visita
  • A-
  • A+
Newsletter
Newsletter
Newsletter
×
https://36.bienal.org.br
maria-magdalena-campos-pons
  • Home
  • English
  • Linguagem Simples
  • A-
  • A+

María Magdalena Campos-Pons

Publicado em 01 set, 25
bienal · #36bienal | audioguia | María Magdalena Campos-Pons

María Magdalena Campos-Pons, em seus 40 anos como artista multidisciplinar, constrói obras a partir de narrativas autobiográficas que dialogam com sua ancestralidade cubana, marcada por heranças hispânicas, chinesas e africanas. Sua interseccionalidade se transforma em potência criativa para representar múltiplas experiências e realidades. Como afirma Marisa Del Toro no catálogo desta Bienal, “dizer o indizível, testemunhar e contemplar a verdade estão no centro da trajetória da artista”.

O espaço dedicado a Campos-Pons se organiza como um grande círculo de sete metros de diâmetro. Tecidos translúcidos, estampados com padrões florais, descem do teto em anéis concêntricos, criando sobreposições de cor e transparência. No centro ergue-se a escultura Macuto (2025), em metal pintado em tons quentes de vermelho, laranja e amarelo, com 140 centímetros de altura por 35 de largura. A peça, inspirada na forma de uma helicônia tropical, funciona como eixo ritual do espaço, em torno do qual o público pode se sentar. Periodicamente, difusores liberam fragrâncias de ervas e especiarias ligadas a práticas de cura, enquanto alto-falantes projetam cantos, vozes e ritmos afro-diaspóricos, reforçando a dimensão comunitária e espiritual da obra.

A instalação investiga a relação entre materialidade e espiritualidade, a sabedoria ancestral, a natureza do tempo e o potencial de práticas coletivas de cura. Estruturada como uma experiência multissensorial – com estímulos olfativos, sonoros, táteis, gustativos e performativos –, dissolve fronteiras entre passado, presente e futuro.

Na parede que circunda o núcleo, seis aquarelas com nanquim sobre papel (160 x 109 cm cada) expandem a atmosfera espiritual do espaço. Entre elas, Mama (2025) se destaca pela figura feminina de braços erguidos, envolta por ondas azuis e por uma auréola celeste, fundindo referências do catolicismo e da tradição iorubá para evocar maternidade, proteção e poder espiritual. Já em Guided by the Stars [Guiado pelas estrelas] (2025), silhuetas em tons de azul, violeta e ocre são atravessadas por pontos luminosos que lembram constelações, metáfora da experiência diaspórica guiada pelo cosmos. As demais obras – OluFunKe 1 e 2, Osmare e Celestial Warrior [Guerreiro celestial] – completam o conjunto, trazendo símbolos de força, ancestralidade e resistência.

Campos-Pons transforma o espaço expositivo em um portal de comunhão espiritual, onde pintura, escultura, som e aroma se entrelaçam para criar um lugar de cura, partilha e contemplação. Ainda segundo Del Toro, “Campos-Pons é uma artista que canaliza a energia do corpo negro, das experiências e das realidades como uma forma de comunicação visual, com informações do passado e do presente, mas, acima de tudo, como uma homenagem aos tempos futuros e às possibilidades da existência humana.”

voltar ao topo
Home
Artistas
Notícias
Agenda
Invocações
Educação
Sobre a 36ª
Planeje sua visita
Fontes Arizona e Camera Plain por Dinamo
O título da 36ª Bienal de São Paulo, "Nem todo viandante anda estradas", é formado por versos da escritora Conceição Evaristo
Portal
Instagram
Facebook
TikTok
YouTube
voltar ao topo
O título da 36ª Bienal de São Paulo, "Nem todo viandante anda estradas", é formado por versos da escritora Conceição Evaristo
Home
Artistas
Notícias
Agenda
Invocações
Educação
Sobre a 36ª
Planeje sua visita
Portal
Instagram
Facebook
TikTok
YouTube
Fontes Arizona e Camera Plain por Dinamo
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}