A prática artística de Tuấn Andrew Nguyễn gira em torno da memória e da narrativa. O artista vietnamita-estadunidense desconstrói a historiografia oficial ao dar voz a micro-histórias, juntando lembranças pessoais dos envolvidos com relatos recontados e mitologias. Por meio de instalações, esculturas, materiais de arquivo, vídeos e práticas colaborativas, seus trabalhos iluminam e amplificam histórias apagadas, silenciadas ou esquecidas sob o peso do colonialismo e seu legado persistente. Esse método singular de narrar histórias transformou-se em uma poderosa estratégia de resistência, cura, empoderamento e solidariedade.
Na 36a Bienal de São Paulo, o artista apresenta sua instalação em vídeo de dois canais Amongst the Disquiet [Entre o desassossego] (2024), criada em colaboração estreita com a artista Thảo Nguyễn, além de Marion Hoàng Ngọc Hill e a comunidade vietnamita de Nova Orleans, originalmente comissionada para a trienal de artes Prospect 6 (2024). O filme narra os laços de uma família multigeracional de origem vietnamita, explorando como se entrelaçam migração e memória, lar e história, terra e água. Através de vinhetas que se mesclam a diálogos e canções, a obra percorre os desafios, anseios e paisagens emocionais complexas dos diferentes membros da família – e o caminho a seguir é permanentemente moldado pelos fantasmas do passado. Ao adotar perspectivas de várias gerações, inclusive dos que já partiram, o filme investiga: o que constitui um lar quando ele foi deixado para trás? Onde fica o lar quando os entes queridos já não estão? O lar vive dentro de nós? Ou está no lugar onde enterramos nossos mortos?