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6 set 2025–11 jan 2026
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Tuấn Andrew Nguyễn

Tuấn Andrew Nguyễn

Anna Roberta Goetz
Traduzido do inglês por Sylvia Monasterios

 

A prática artística de Tuấn Andrew Nguyễn gira em torno da memória e da narrativa. O artista vietnamita-estadunidense desconstrói a historiografia oficial ao dar voz a micro-histórias, juntando lembranças pessoais dos envolvidos com relatos recontados e mitologias. Por meio de instalações, esculturas, materiais de arquivo, vídeos e práticas colaborativas, seus trabalhos iluminam e amplificam histórias apagadas, silenciadas ou esquecidas sob o peso do colonialismo e seu legado persistente. Esse método singular de narrar histórias transformou-se em uma poderosa estratégia de resistência, cura, empoderamento e solidariedade.

Na 36a Bienal de São Paulo, o artista apresenta sua instalação em vídeo de dois canais Amongst the Disquiet [Entre o desassossego] (2024), criada em colaboração estreita com a artista Thảo Nguyễn, além de Marion Hoàng Ngọc Hill e a comunidade vietnamita de Nova Orleans, originalmente comissionada para a trienal de artes Prospect 6 (2024). O filme narra os laços de uma família multigeracional de origem vietnamita, explorando como se entrelaçam migração e memória, lar e história, terra e água. Através de vinhetas que se mesclam a diálogos e canções, a obra percorre os desafios, anseios e paisagens emocionais complexas dos diferentes membros da família – e o caminho a seguir é permanentemente moldado pelos fantasmas do passado. Ao adotar perspectivas de várias gerações, inclusive dos que já partiram, o filme investiga: o que constitui um lar quando ele foi deixado para trás? Onde fica o lar quando os entes queridos já não estão? O lar vive dentro de nós? Ou está no lugar onde enterramos nossos mortos?

Anna Roberta Goetz
Traduzido do inglês por Sylvia Monasterios
Sala escura com projeção de vídeo em dois canais
Vista de Amongst the Disquiet, de Tuấn Andrew Nguyễn, durante a 36ª Bienal de São Paulo © Natt Fejfar / Fundação Bienal de São Paulo
Sala escura com projeção de vídeo em dois canais
Vista de Amongst the Disquiet, de Tuấn Andrew Nguyễn, durante a 36ª Bienal de São Paulo © Natt Fejfar / Fundação Bienal de São Paulo
Sala escura com projeção de vídeo em dois canais
Vista de Amongst the Disquiet, de Tuấn Andrew Nguyễn, durante a 36ª Bienal de São Paulo © Natt Fejfar / Fundação Bienal de São Paulo
Sala escura com projeção de vídeo em dois canais
Vista de Amongst the Disquiet, de Tuấn Andrew Nguyễn, durante a 36ª Bienal de São Paulo © Natt Fejfar / Fundação Bienal de São Paulo
Sala escura com projeção de vídeo em dois canais
Vista de Amongst the Disquiet, de Tuấn Andrew Nguyễn, durante a 36ª Bienal de São Paulo © Natt Fejfar / Fundação Bienal de São Paulo

Tuấn Andrew Nguyễn (1976, Saigon. Vive em Ho Chi Minh City e Irvine) explora o poder da memória como forma de resistência política, engajando-se com comunidades afetadas por colonialismo, guerra e deslocamento. Formado em Belas Artes pela University of California, com mestrado pelo California Institute of the Arts, dedica-se principalmente à produção de vídeo e escultura. Sua prática investiga apagamentos históricos impostos por projetos coloniais. Expôs no New Museum e na Whitney Biennial (Nova York), Aichi Triennale (Tokoname), Bienal de Dacar, Bienal de Sharjah e Bienal de Berlim. Suas obras integram coleções como Carré d’Art (Nimes), SFMoMA (San Francisco), MoMA e Whitney Museum (Nova York).

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