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6 set 2025–11 jan 2026
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Leiko Ikemura

Leiko Ikemura

1.

Na cultura japonesa, kawaii não significa apenas “fofo”, mas expressa um ideal estético e afetivo ligado a inocência, modéstia, vulnerabilidade e delicadeza emocional. Presente em esferas que vão da arte à conduta social, kawaii comumente opera como forma de controle simbólico, especialmente sobre corpos femininos e jovens. Sharon Kinsella Insella, “Cuties in Japan”, in Women, Media, and Consumption in Japan. Honolulu: University of Hawai’i Press, 1995, pp.220-254.

Leonardo Matsuhei

 

A obra de Leiko Ikemura reflete a trajetória singular de uma artista universal que, nascida na província de Mie, no Japão, construiu uma poética marcada pela experiência do deslocamento e pelo diálogo constante entre culturas. Radicada na Europa desde os anos 1970, a artista estudou na Facultad de Bellas Artes da Universidad de Sevilla e passou temporadas na Suíça e na Alemanha, onde atualmente reside. Essa vivência transnacional lhe permite escapar tanto de uma identidade rigidamente japonesa quanto de uma adesão automática aos cânones da arte ocidental. Sua produção delineia um campo próprio, em que se entrelaçam ecos da pintura barroca espanhola e do neoexpressionismo europeu – como o movimento Junge Wilde – com fundamentos do pensamento estético japonês, como o respeito à matéria e à natureza, a valorização do gesto e a aceitação da imperfeição.

Esse trânsito entre referenciais torna-se especialmente evidente na série Girls [Meninas], em que Ikemura desmonta tanto a estética kawaii1 quanto o olhar masculino tradicionalmente projetado sobre o corpo feminino. Suas meninas não buscam agradar: são figuras difusas, por vezes espectrais, cujos corpos e rostos parecem emergir da névoa, carregando uma delicadeza inquieta e uma humanidade transbordante. Com olhos grandes e traços simplificados, essas figuras revelam fissuras internas. Algumas ocultam os olhos ou a boca, outras parecem em dissolução. Para a artista, essas zonas do corpo funcionam como “feridas” que conectam o eu ao mundo exterior. Ao se distanciar de um olhar nipo-centrado, Ikemura consegue reposicionar a figura da menina e devolvê-la como sujeito, não como ideal. Dessa forma, seu trabalho evidencia a complexidade psicológica da transição entre infância e idade adulta, período em que o corpo e a identidade passam por seus momentos mais frágeis e turbulentos.

A mesma ambiguidade vital atravessa suas obras mais recentes, reunidas em um conjunto de três pinturas que apresentam seres verdes em diferentes estágios de mutação. Essas figuras híbridas – parte vegetal, parte ancestral – interrogam a condição humana e evocam uma interdependência profunda com os demais seres vivos. Nas palavras da própria artista, elas “emergem da natureza e da crença no poder dos ancestrais”, apontando para uma convivência regenerativa entre mundos e espécies. Já nos desenhos das séries Red Scape [Paisagem vermelha] e Sea Division [Divisão do mar], traço e cor atuam como registros de um gesto sensível que aproxima a escrita da paisagem – herança visível tanto da caligrafia japonesa quanto da prática do sumi-ê. Com linhas rarefeitas e atmosferas vibrantes, essas imagens condensam a tensão entre presença e esvanecimento. Em Ikemura, os elementos da tradição não são citações formais, mas forças vivas que atravessam uma prática artística em constante metamorfose.

Leonardo Matsuhei

Leiko Ikemura (Tsu. Vive em Colônia e Berlim) desenvolve, desde os anos 1980, uma prática poética e intercultural que abrange pintura, escultura, desenho e vídeo. Sua obra dialoga com tradições visuais japonesas e europeias para explorar temas como transformação, identidade feminina e a conexão entre seres humanos, natureza e espiritualidade. Realizou exposições individuais recentes no The National Art Center (Tóquio), Sainsbury Centre (Norwich) e Museo de Arte de Zapopan (Guadalajara). Suas obras integram importantes coleções como o Centre Pompidou (Paris), Museum of Contemporary Art Tokyo (Tóquio) e Kunsthaus Zürich (Zurique). Desde 2016, leciona na Joshibi University of Art and Design.